Estudantes de jornalismo participam num encontro com o fotojornalista internacional Celestino Arce

22 out 2024
Estudantes de jornalismo participam num encontro com o fotojornalista internacional Celestino Arce
Fotos cortesia de Esteban Cobo

Os estudantes de Jornalismo da UNEATLANTICO, juntamente com Silvia Aparicio, Vice-Reitora de Organização Académica e Docente, Olga Agüero, Decana do Colégio de Jornalistas e docente da universidade e Helena Garay, Diretora de Extensão Cultural, participaram num encontro com o fotojornalista internacional Celestino Arce através de uma visita guiada à exposição do seu trabalho fotográfico sobre a guerra na Ucrânia.

A exposição é uma viagem pela Ucrânia e pela Rússia no atual contexto de guerra e está patente na sala CASYC, organizada pela Associação Profissional de Fotojornalistas Cantábricos e pela Fundação Caja Cantabria.

A iniciativa, organizada pela Associação de Jornalistas da Cantábria, permitiu aos estudantes falar com o fotógrafo – que ganhou prémios internacionais e trabalhou para várias agências – sobre a sua experiência como correspondente gráfico em locais de conflito, de um ponto de vista profissional e vital.

O seu trabalho levou-o a retratar conflitos como a guerra do Nagorno Karabakh entre a Arménia e o Azerbaijão, o Burkina Faso, o bombardeamento israelita de Gaza durante dois anos ou a guerra na Ucrânia desde 2015, de ambos os lados do conflito, até à última invasão maciça da Rússia.

Durante uma hora e meia, os estudantes fizeram perguntas sobre a situação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, as dificuldades de trabalhar em ambientes hostis com mortes e guerra, questões técnicas sobre fotografia e o equipamento com que viaja, e como desenvolver uma carreira profissional no fotojornalismo internacional.

Arce partilhou anedotas e experiências e recomendou-lhes que trabalhassem com verdade e respeito pelas vítimas e protagonistas das tragédias que retrata com uma linguagem gráfica particular e expressiva que tenta evitar o óbvio e olhar para o que está por detrás de cada bombardeamento.

O encontro com este profissional internacional reforça e promove a formação dos futuros jornalistas da UNEATLANTICO através da experiência e dos conselhos de profissionais reconhecidos e referentes da informação e da imagem.

Este slideshow necessita de JavaScript.