A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), em colaboração com a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e a Universidade Internacional do Cuanza ( UNIC), publica o relatório Estudo NutriPALOP: Pesquisa sobre hábitos alimentares e saúde dos participantes angolanos.
O estudo compila as respostas de 311 angolanos que participaram voluntariamente da pesquisa para conhecer os hábitos alimentares e de saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O estudo foi realizado no âmbito do projeto Clinical Simulation Practice-based Learning in Nursing (CLINICALSIM), financiado pela Comunidade Europeia, que visa, através da formação, pesquisa e inovação, promover a melhoria da enfermagem em Angola.
Este estudo é o resultado do trabalho de uma rede internacional formada por pesquisadores, estudantes e professores que colaboram no desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa. A UNEATLANTICO apoiou a iniciativa, além de coordenar a publicação do relatório com professores da rede acadêmica da qual participa e com sua área de Ação Social.
O estudo é essencial para entender os desafios enfrentados pelo país na promoção da saúde por meio de hábitos alimentares, bem como a importância que os angolanos atribuem ao papel profissional dos nutricionistas na área da saúde.
A Universidade Europeia do Atlântico oferece o curso de Nutrição Humana e Dietética (NHD), e o relatório NutriPALOP contribui para fornecer dados para a formação de futuros profissionais desse setor em Angola.