UNEATLANTICO participa do 1º Fórum Empresarial APD de Cantabria, Castilla y León e Asturias

16 abr 2025
UNEATLANTICO participa do 1º Fórum Empresarial APD de Cantabria, Castilla y León e Asturias

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) esteve presente no I Fórum Empresarial das Associações para o Progresso da Direção (APD), que reuniu em Santander representantes institucionais e do tecido empresarial da Cantábria, Castilla y León e Astúrias com o objetivo de promover a colaboração inter-regional como motor do desenvolvimento econômico e social.

O encontro, sob o lema “Colaborar para avançar”, foi organizado pela APD, Sodercan e Banco Santander. Durante o dia, foram abordadas questões-chave como inovação, sustentabilidade e infraestruturas, com o objetivo de promover o crescimento empresarial conjunto entre as três comunidades.

O fórum foi aberto por Manuel Iturbe, presidente da APD na Cantábria e diretor territorial do Banco Santander para a Cantábria e Astúrias; Eduardo Arasti, Ministro da Indústria, Emprego, Inovação e Comércio do Governo da Cantábria; e Gema Igual, Prefeita de Santander. Representando a Universidad Europea del Atlántico esteve presente a Vice-Reitora de Planejamento Acadêmico e Docência, Silvia Aparicio, consolidando assim o compromisso da instituição acadêmica com os desafios empresariais e sociais do entorno.

O evento também contou com a presença de vários alunos da graduação em Administração e Gestão de Negócios, que tiveram a oportunidade de viver uma experiência enriquecedora em contato direto com o ambiente profissional. Durante o dia, eles puderam se conectar com os principais executivos, estabelecer contatos importantes no mundo dos negócios e explorar oportunidades para seu futuro profissional.

Durante a manhã, foram proferidos discursos de alto nível, como o discurso inaugural de Juan José Álvarez, Professor de Direito Internacional Privado da Universidade do País Basco e Secretário da Globernance, que refletiu sobre a importância da cooperação empresarial como uma ferramenta estratégica para aumentar a competitividade das regiões envolvidas.

Em seguida, houve uma série de mesas-redondas e conversas estratégicas que abordaram questões importantes para o futuro do tecido empresarial do norte da Espanha. A primeira mesa redonda, com foco em projetos conjuntos e oportunidades de crescimento, contou com a participação de representantes da APD das três comunidades: Carlos Moro (Castilla y León), Eva Rodríguez (Astúrias) e Manuel Iturbe (Cantabria). Em seguida, houve três blocos dedicados à inovação tecnológica, sustentabilidade e logística e infraestruturas, com a participação de empresas como Gonvarri Metal Structures, Galletas Gullón, EDP Redes, o Centro de Tecnologia CTC e as autoridades portuárias de Santander e Avilés.

O fórum foi apresentado como uma oportunidade única para gerar alianças estratégicas entre instituições, empresas e centros de pesquisa, promovendo o intercâmbio de boas práticas e a exploração de sinergias entre territórios vizinhos. Nesse sentido, também foi feita referência a iniciativas conjuntas, como o consórcio Galactea Plus ou os grupos de trabalho ICEX para promoção externa e atração de investimentos, nos quais as três comunidades autônomas já colaboram ativamente.

A reunião foi concluída com um espaço de networking que permitiu fortalecer os vínculos entre os participantes e explorar futuras vias de colaboração. Da mesma forma, a UNEATLANTICO valoriza muito positivamente a participação nesse tipo de encontros, que não só reforçam a conexão entre a universidade e o mundo empresarial, mas também contribuem para consolidar o papel da universidade como agente ativo no desenvolvimento econômico e social do entorno.