A FIDBAN consolida a sua presença na Colômbia, promovendo a inovação, a educação e o empreendedorismo internacional, com o apoio da UNEATLANTICO

25 jul 2025
A FIDBAN consolida a sua presença na Colômbia, promovendo a inovação, a educação e o empreendedorismo internacional, com o apoio da UNEATLANTICO

Durante uma intensa agenda institucional na Colômbia, a Fundação Iberoamericana (FUNIBER) e a Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN), instituição impulsionada pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), reforçaram alianças estratégicas com atores do setor académico, empresarial e governamental. As atividades destacaram as oportunidades de investimento na Cantábria, Espanha, e posicionaram a Colômbia como um país-chave para a cooperação em inovação e empreendedorismo.

A FIDBAN realizou uma bem-sucedida digressão institucional no país, marcada por encontros presenciais e virtuais em diferentes regiões. O objetivo desses encontros foi estabelecer alianças estratégicas com a FIDBAN e aproveitar as sinergias existentes dentro da rede da FUNIBER para gerar oportunidades reais de investimento tanto na Espanha como na Colômbia, promovendo o crescimento de empreendimentos com alto potencial.

Um dos eventos mais destacados foi a apresentação da plataforma InvestInCantabria.com, apoiada pela SODERCAN, entidade pública ligada ao Governo da Cantábria e principal patrocinadora da FIDBAN. Através de um vídeo institucional, foram apresentadas as vantagens competitivas que a Cantábria oferece como região europeia para investir e empreender.

A FIDBAN, como ponte entre empresários, empreendedores e investidores, apresentou o seu modelo de conexão global que liga projetos inovadores a redes internacionais de capital. Da mesma forma, Diego Laínz, diretor da FIDBAN, apresentou o apoio institucional com que conta a FIDBAN, formado pelo Governo da Cantábria, a Sociedade para o Desenvolvimento da Cantábria SODERCAN, FUNIBER, a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), o Centro de Investigação e Tecnologia Industrial da Cantábria (CITICAN), CEOE-CEPYME e as câmaras municipais de Santander e Torrelavega.

A agenda também incluiu reuniões importantes, como a visita à Câmara Municipal de Tenjo, onde foram exploradas alianças com as áreas de educação e desenvolvimento social para a concepção de programas académicos com impacto territorial. Da mesma forma, na sede da FUNIBER Bogotá, foram recebidas visitas de empresas aliadas como Eco Led e Miempleo.co, interessadas em estabelecer vínculos com a fundação para potenciar projetos de formação e desenvolvimento empresarial. Por outro lado, também se destaca o encontro organizado pela CAMACOES em Bogotá com a presença de empresários locais relevantes, onde a FIDBAN e a FUNIBER tiveram a oportunidade de apresentar os seus diferentes projetos.

No âmbito académico, um encontro virtual reuniu 29 instituições, entre universidades e empresas, com o objetivo de criar conexões estratégicas entre o mundo académico e o setor produtivo. Durante este espaço, foram apresentados os benefícios que a FUNIBER oferece na formação universitária, bem como as oportunidades de investimento, mentoria e networking promovidas pela FIDBAN.

A digressão culminou com um grande evento na cidade de Cartagena, que reuniu mais de 160 participantes, incluindo empresários, académicos, instituições e futuros empreendedores. Lá, foram partilhados detalhes do plano de bolsas de estudo da FUNIBER, as opções de dupla titulação internacional com a UNEATLANTICO e as ferramentas que a FIDBAN oferece para o desenvolvimento e financiamento de projetos de empreendedorismo.

Com esta intensa agenda institucional, a UNEATLANTICO, a FUNIBER e a FIDBAN ratificam o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do talento colombiano, apostando na internacionalização do conhecimento, no acesso à educação de qualidade e no impulso a iniciativas empreendedoras que gerem valor no país e além das suas fronteiras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tags: Colômbia, Fidban