Dr. Iñaki Elío, diretor acadêmico do grau em Nutrição Humana e Dietética (NHD) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e a Dra. Marianela Pía Bastías Pérez, professora da Universidade das Américas (UDLA) se reuniram com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as duas instituições em aspectos acadêmicos e de pesquisa.
Durante a reunião foi revisado o acordo de dupla titulação com o objetivo de facilitar itinerários formativos complementares e a mobilidade de estudantes entre Chile e Espanha, reforçando a rede de acordos bilaterais da UNEATLANTICO e os programas de internacionalização da UDLA.
Ambas as entidades concordaram em impulsionar novas oportunidades de colaboração em pesquisa com foco em nutrição, saúde pública e ciências alimentares, articulando o trabalho do Grupo de Alimentação, Bioquímica Nutricional e Saúde da UNEATLANTICO, com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Ciências da Alimentação da UDLA. Os temas prioritários incluem prevenção da obesidade e outras doenças não transmissíveis, pesquisa translacional com metodologias baseadas na biologia humana e transferência de conhecimento para ambientes clínicos e comunitários.
Também foi explorada a implantação de programas de doutorado em regime de cotutela, figura que permite uma única defesa e a obtenção de dois títulos com co-direção entre universidades de diferentes países, sujeita a convênios específicos e estadias mínimas em cada instituição. Como ações imediatas, as equipes promoverão seminários conjuntos, estadias curtas de pesquisa e a preparação de propostas para convocatórias competitivas, alinhadas com as prioridades institucionais e a projeção internacional do UNEATLANTICO.
Esta colaboração consolida uma aliança estratégica que potencializa a internacionalização do ensino, o intercâmbio acadêmico e a produção científica colaborativa, em sintonia com a política de acordos e mobilidade internacional da UNEATLANTICO.