UNEATLANTICO firma um acordo de colaboração com a Cáritas

03 fev 2026
UNEATLANTICO firma um acordo de colaboração com a Cáritas

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) assina um convênio de colaboração com a Cáritas com o propósito de promover o voluntariado e desenvolver ações conjuntas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Durante o ato de assinatura, a diretora da Cáritas, Sonsoles López, destacou que a organização é “muito mais do que às vezes se pensa”, ressaltando que seu trabalho vai além da ação paroquial. “Trabalhamos com mulheres vulneráveis, pessoas sem-teto e grupos em risco de exclusão em qualquer ponto do território da Cantábria. Essa presença em toda a comunidade é uma grande riqueza, porque nos permite abrir as portas para pessoas vulneráveis em qualquer espaço”, disse ele.

A Cáritas incentivou a comunidade universitária a conhecer de perto o seu trabalho através da sua página web e redes sociais, como Instagram e Facebook. “Que venham, que nos conheçam e vejam onde estamos”, insistiu Sonsoles, que lembrou que a Cáritas é uma organização que se transforma continuamente para ser útil à sociedade e responder às novas realidades sociais.

Um dos eixos centrais da convenção é o voluntariado, uma área em que a Cáritas aposta na flexibilidade e adaptação às possibilidades de cada pessoa. “Já não falamos de um voluntariado rígido com horários fechados, mas de ver o que cada pessoa pode oferecer, em que espaço e de que maneira pode colaborar, inclusive à distância”, explicou a diretora, destacando o trabalho em rede e o acompanhamento que realiza a área de voluntariado.

Por sua vez, o reitor da Universidade, Rubén, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Cáritas e a necessidade de que as organizações sejam flexíveis e estejam ao serviço do voluntariado. “A Cáritas é muito mais do que uma marca poderosa; o trabalho que realiza é fundamental e gera confiança tanto nas pessoas como nas instituições”, afirmou.

Desde o Escritório de Cooperação e Ação Social da Universidade valorizou este acordo como uma oportunidade para aproximar o estudante ea comunidade universitária a projetos sociais que “fazem a vida muito mais bonita”, lembrando que ajudar os outros também tem um impacto positivo em si mesmo.

Com este acordo, a Universidade e a Cáritas reforçam seu compromisso conjunto com a justiça social, a solidariedade e a construção de uma sociedade mais humana e inclusiva.