As alunas da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) participam, através do programa de voluntariado da universidade, na estreia da nova sala de cinema do Hospital Universitário Marquês de Valdecilla, impulsionada pela Fundação Juegaterapia.
O cinema de Valdecilla faz parte de um dos projetos mais ambiciosos da fundação, que nasceu a partir da experiência pessoal de sua fundadora, Maria. Durante a hospitalização de seu filho, Maria pôde constatar o impacto positivo que os videogames e o entretenimento audiovisual têm no estado de espírito e bem-estar emocional das crianças internadas. A partir desta experiência, decidiu impulsionar iniciativas que humanizam os hospitais e trazem momentos de alegria aos pacientes.
O funcionamento do cinema depende em grande parte do trabalho voluntário. Atualmente, dez estudantes da UNEATLANTICO participam deste programa, e nesta primeira projeção foram três as alunas que compareceram ao centro. Cada voluntária fará turnos entre uma e duas vezes por mês, colaborando na organização das sessões e no acompanhamento dos pacientes, contribuindo para criar um ambiente mais próximo e humano dentro do hospital.
O Escritório de Cooperação e Ação Social (OCAS) enfatiza que o voluntariado não apenas ajuda os outros, mas também fortalece as competências e habilidades dos alunos, melhora suas relações e contribui para sua formação como pessoas e profissionais. Entre as diversas atividades de voluntariado que se realizam, a colaboração com a Juegaterapia é especialmente significativa, pois permite acompanhar crianças hospitalizadas e doentes em situações difíceis, trazendo ilusão e momentos de diversão que tornam sua estadia no hospital mais suportável.
A OCAS incentiva todas as pessoas interessadas em participar de voluntariado a informarem-se sobre as atividades atualmente disponíveis através dos coordenadores do grupo ou escrevendo para o e-mail ocas@uneatlantico.es