A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) organiza a quinta edição do Festival de Curtas-Metragens, que foi batizado de “Prêmios FEDE” em homenagem a Federico Fernández, diretor da obra cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO, em reconhecimento à sua notável trajetória.
Os curtas-metragens indicados serão exibidos na tarde de quarta-feira, 20 de maio, e o festival será realizado na quinta-feira, 21 de maio, ambos no Salão de Atos da universidade. Podem participar do concurso tanto os alunos da UNEATLANTICO quanto pessoas externas. Serão aceitas obras de qualquer gênero, ficção, animação, documentário, experimental; na categoria Curta-metragem de Ficção, a duração máxima será de 10 minutos; e na categoria Curta-metragem Documental, a duração máxima será de 20 minutos, sem contar os créditos em nenhuma delas. Além disso, poderão ser apresentados os curtas-metragens que não tenham sido premiados nas edições anteriores deste festival.
Os prêmios do Festival de Curtas-Metragens são distribuídos em onze categorias:
- Melhor curta-metragem.
- Melhor direção.
- Melhor produção.
- Melhor obra revelação.
- Melhor ator.
- Melhor atriz.
- Melhor roteiro.
- Melhor fotografia.
- Melhor direção artística.
- Melhor montagem.
- Melhor som.
Cada um dos três melhores curtas-metragens será premiado com um valor de 100 €. Estes serão classificados com base no número de prêmios obtidos.
O prazo para inscrição e recebimento das obras termina na quinta-feira, 7 de maio, às 23h59.