A segunda edição da Liga de Debates Pan-Americana Pré-Universitária organizada pela Universidad Europea del Atlántico já tem o vencedor. É a equipe Los Rockstars do Colégio IPAC que representa o Equador que ganhou na grande final, ela competiu com a equipe Deutsche Schule 1 do Colegio Alemán de Guatemala.
Vale lembrar que nesta segunda edição participaram 52 equipes de oito países latino-americanos (Peru, Guatemala, Equador, El Salvador, República Dominicana, Nicarágua, México e Bolívia).
“O uso de animais em experimentação é essencial para o avanço da pesquisa biomédica” foi o tema do debate, no qual por sorteio a equipe guatemalteca se posicionou a favor, enquanto os equatorianos se posicionaram contra.
O júri que avaliou o desempenho das duas equipes foi composto pela Diretora de Admissões Internacionais, Mónica Gracia, a Diretora de Relações Externas e RSC do Grupo PITMA, Maria Eugenia Cuenca Romero e Antonio Argelich, diretor do Banco Sabadell, que destacaram os excelentes trabalhos em equipe, a busca por informações e as habilidades de oratória de todos os membros.
Desta forma, a equipe Los Rockstars, formada por Daniel Antonio Moreira Castañeda, Daniel Tellez Jimenez e María Isabel Valdivieso Zambrano, obteve um total de 185,64 pontos contra 178,08 da equipe guatemalteca. Além disso, Daniel Tellez, do Colégio do Equador, foi premiado como o melhor orador após várias indicações.
Nessa mesma linha, a professora da UNEATLANTICO e organizadora da La Liga de Debate, Inna Alexxeva, destacou que “tem sido um debate com muito respeito e, nas mesmas doses, muita paixão pelo que você defende. Destaca-se também a clareza, ordem e agilidade nas respostas”.
Finalmente, para a Universidad Europea del Atlántico, tem sido um verdadeiro prazer contar com a participação de tantas equipes de diferentes países da América Latina.